14.11.07
Certezas vol.37
11 de março de 2008!!!
Só espero que o Radiohead, se vier, deixe por segundo semestre. Senão o dinheiro não chega =D
16.10.07
4.10.07
Greenpeace, socorro!!!!
Ajudem a impedir uma desgraça dessas! Despois que instalar vai ser mais difícil tirar!
______________________________
UTE Barcarena: Contra tudo e contra todos
Nesta sexta-feira, os paraenses estão tendo a sétima e última chance de discutir, em audiências públicas, a implantação de um projeto de geração energética para lá de controverso. Na contramão da tendência de buscar fontes cada vez mais limpas de energia, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) decidiu implantar em Barcarena, a 123 quilômetros de Belém, uma usina térmica movida a carvão mineral importado. A empresa defende que os impactos serão mínimos e que esse tipo de usina é fundamental para o equilíbrio da oferta de energia no país nos próximos anos. Mas o Ministério Público do Pará está de olho, convidou uma equipe de especialistas para analisar o projeto e descobriu que, apesar do controle de emissões anunciado pela Vale, a usina vai emitir só em carbono o equivalente a oito vezes a frota de veículos de Belém, ou a poluição causada pelos transportes numa cidade como o Rio de Janeiro.
Em números, isso representa 2,2 milhões de toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera por ano. Ou 0,16% de todas as emissões do Brasil, que por conta da contribuição das queimadas e do desmatamento, não são poucas. “Essa emissão é baixíssima. Atende à legislação brasileira e a padrões internacionais”, defende Vânia Somavilla, diretora de energia da Vale. Na opinião de Vânia, a opção pelo carvão não é ultrapassada. “O carvão é uma das tecnologias mais abundantes do mundo e tende a ser ampliada. As térmicas a carvão antigas é que são efetivamente poluidoras”, argumenta. Ela garante que preferência da Vale continua sendo por energia hidrelétrica. Mas neste caso a pressa falou mais alto. “Prevemos que o Brasil e a Vale vão crescer no curto prazo, e hoje nenhuma outra fonte de energia pode gerar no volume e no tempo que o país precisa. Esta foi nossa opção para que não haja problema no abastecimento de energia em 2010”, diz.
Para o Ministério Público Estadual do Pará (MPE), tanta pressa foi inimiga da perfeição. Depois de analisar o estudo de impacto ambiental entregue à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), uma comissão composta por 10 especialistas identificou falhas consideradas graves, como omissão de informações de alternativas energéticas que justificassem concretamente a opção pela térmica. “Temos o direito como sociedade de discutir todas as alternativas de geração de energia e a empresa não se dispôs a isso”, afirma o promotor Raimundo Moraes.
Segundo ele, a primeira medida seria economizar, modernizar motores, investir em energia solar, biomassa e especialmente eólica. “Um dos maiores potenciais de geração de energia eólica está no litoral Norte, até mesmo em Barcarena, que já fica dentro de uma região estuarina”, garante ele. Pelo estudo do MPE, a potência eólica da região norte (basicamente nas costas do Amapá e do Pará) é da ordem de 12.840 MW, enquanto a térmica de Barcarena está prevista para gerar 600MW, sendo que vai vender apenas metade disso para o Sistema Interligado Nacional (SIN). “A energia eólica é uma alternativa interessante, mas o mundo está começando a pesquisá-la e não é possível gerar no volume de que se necessita”, rebate Vânia, da Vale do Rio Doce.
Essa urgência por ampliação da oferta de energia tem se tornado conhecida dos brasileiros, que escutam todos os meses de alguns especialistas e da Casa Civil que em 2010 o país vai viver um apagão se não aprovar os novos projetos de geração. Apesar disso, nem mesmo o governo reconheceu a emergência pela térmica de Barcarena, uma vez que o empreendimento não está relacionado no Plano Decenal de Expansão de Energia 2007-2016, elaborando e revisado anualmente pela Empresa de Planejamento Energético (EPE), do Ministério de Minas e Energia.
“Só dá para entender a lógica da Vale se pensarmos no critério exclusivamente econômico, pois a térmica vai gerar energia mais barata e mais rápida. Não existe interesse público nisso”, opina Moraes, do MPE. “Por que, em nome do cronograma da Vale, a sociedade tem que suportar os custos sócio-ambientais, os custos dos rejeitos?”, indaga-se.
A continuação do artigo e mais detalhes no site Fórum Carajás
1.10.07
Radiohead negocia com fãs preço de novo álbum
da Folha Online
O Radiohead, uma das bandas de rock mais influentes do mundo, planeja vender seu novo álbum por meio de downloads em seu site, sendo os preços das músicas escolhidos pelo próprio fã, informou a agência de notícias Reuters.
A notícia surge num momento em que a indústria discute qual seria a melhor forma para reverter a acentuada queda nas vendas de discos observada nos últimos sete anos.
Segundo a banda, o sétimo disco de estúdio "In Rainbows" estará disponível em formato mp3, no site radiohead.com, a partir de 10 de outubro.
O preço ficará a cargo do fã, que pode escolher não pagar, se preferir.
No site, o conjunto também colocará à venda uma caixa-especial, no qual serão incluído dois vinis, uma versão em CD de "In Rainbows" e um segundo CD com novas músicas, encarte e fotografias da banda. O preço será U$82.
Especialistas da indústria fonográfica disseram que o Radiohead pode vir a ganhar com a escolha, pois construíram uma base sólida no mercado. O grupo não possui atualmente vínculo com gravadoras.
(link da notícia)
28.9.07
Marasmo midiático
Não é possível que o mundo ainda pare toda vez que o Gilberto Braga resolve matar uma personagem! Será que ninguém se cansou desse recurso?
O que falar do VMB? . Todo ano é muito confete pra pouca coisa, e olhando agora na internet os "vencedores" são os mesmo de sempre. Decretem logo a Pitty a vocalista definitiva do Brasil e vamos pra casa dormir. NX Zero, Hateen e associados, convenhamos: se o rock do sudeste é só isso, então ele morreu. Melhor por a viola no saco, desligar a TV e procurar um som que preste em outras paisagens.
24.9.07
Morbidamente romântico
O filósofo André Gorz, um dos fundadores da publicação Le Nouvel Observateur, se suicidou em casa com sua mulher Dorine, em Vosnon, aos 84 anos, informaram seus familiares nesta segunda-feira.
Nascido em Viena em fevereiro de 2003 com o nome de Gerard Horst, André Gorz, considerado como um pensador da ecologia política e do anticapitalismo, é autor de livros traduzidos para o português como Misérias do presente, riqueza do possível, Crítica da divisão do Trabalho e O Imaterial: Conhecimento, Valor e Capital.
Em 1964, fundou a revista Le Nouvel Observateur (O Novo Observador), junto do jornalista Jean Daniel.
Ao se aposentar nos anos 90, se recolheu numa casa em Vosnon, a 35km de Troyes, com sua mulher, que sofria uma grave doença degenerativa.
Em 1941, foi co-diretor da revista Les Temps Monderns (Os tempos Modernos), com Jean Paul Sartre e Simone de Beeauvoir, entre outros.
"Em 1980, escreveu Adeus ao proletariado, que produziu um grande impacto em toda a Europa e, na França, lhe rendeu o repúdio da Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), onde ele atuava", conforme a revista de filosofia na internet Antroposmoderno.
Segundo seus parentes, foi uma amiga que descobriu o duplo suicídio na manhã desta segunda-feira. Uma mensagem debaixo da porta avisava que deveriam chamar a polícia.
Os corpos do casal repousavam um ao lado do outro.O texto (com erros) está no Terra
18.9.07
ER
Um atendente que fala como vendedor, uma médica com jeito e roupas de professora de primário, uma enfermeira com porte de lutadora e um técnico de raio-x com cara, roupa e gíria de surfista.
Minha noite ontem foi ótima!
Pena que a gripe não mudou em nada... rouca feito o Darth Vadder!
16.9.07
Quem ama bloqueia?
Toda vez que vejo o comercial da Oi me ocorre esse questionamento: afinal, quem ama bloqueia?
Esquece o lance de celular.
Amar, na prática do relacionamnto e não na pureza ou idealização do sentimento, não é bloquear o acesso de outros ao ser amado? Não é torná-lo exclusivo e, sendo justos, nos tornarmos exclusivos de alguém tb?
Não é nisso que se baseia a monogamia, o casamento, as crises de ciúme e o fim da grande maioria dos relacionamentos?
Alguém aí já conseguiu desbloquear o seu amor, ou já se deu bem com amores desbloqueados?
Dá pra amar sem bloquear?
10.9.07
Feriadão nacional
Já havia tentado assistir o Desmundo pelo menos umas 3 vezes: alugado, na TV e recentemente em sala de aula, com os alunos, mas todas as vezes morreram aos 46 minutos de filme, quando Dona Oribela é presa pelo marido em casa. Neste feriado pude, enfim, conferir o restante deste filme tão bonito e bem ambientado. Tantos pequenos detalhes sobre um período tão rico quanto pouco conhecido por nós... Desmundo não vale só pela aula de história, mas pelas atuações fortes do elenco, especialmente do trio principal: Simone Spoladore, Osmar Prado e Caco Ciocler.
Árido Movie devia ser um pouco mais ágil. Eu também melhoraria a ligação entre as histórias que rolam, tornando o texto menos truncado, mas o autor pode reclamar que essa não é a intenção dele (o argumento máximo pra qualquer produção artística e científica, diga-se de passagem. "Não é porque não quis". Ponto).
Anyway, o filme vale por muitas outras coisas: elenco, fotografia, música (com participação especial de Renato e seus blue caps!) e a felicidade desse trio de desocupados aí ao encontrarem uma plantação de maconha no interior de Pernambuco. E o Selton Melo, preferido da casa...
6.9.07
Memória e legados cívicos - Independência
7 de setembro ne lembra as marchas escolares. Acho que todo mundo já marchou um dia, eu pelo menos tive minha dose de demonstração cívica (uau!)
Lembro na verdade que durante boa parte do meu ensino fundamental (finado primeiro grau) pelo menos uma vez por semana cantávamos o hino nacional antes de entrar em sala. Todos juntos no imenso salão do colégio, organizados em ordem crescente de acordo com a altura, ouvindo provavelmente o primeiro exemplar em vinil, te tanto xiado que o troço fazia. Sempre tinha um filho de professor que ajudava a hastear a bandeira enquanto a maioria da criançada embromava cantando o hino.
Mas quando chegava o 7 de setembro era um Deus nos acuda! A professora passava entre os alunos inspecionando quem sabia a letra, já sabendo onde ir, no pé de quem pegar. Os (poucos) alunos bonzinhos e as alunas bonequinhas eram geralmente poupados da versão escolar dos generais da ditadura em sua caça implacável aos alunos subversivos, os desordeiros, os estraga-marcha!
Naqueles tempos de transição dos governos militares esses conceitos pedagógicos e a preocupação com processos sócio-educativos ainda não estavam em voga. Por isso o negócio era ridicularizar o aluno na frente dos demais. Os mais experientes tiravam de letra enquanto os desavisados ou os que riam da situação acabavam provocando a atencipação das reuniões de pais e mestres.
Ah os doces momentos da infância...
Só pra constar, não tenho nada contra marchas, desfile escolar e acho que devíamos saber o hino sim. Só acreditos que essas coisas deviam ser ensinadas e não impostas, e que a participação deveria ser livre ao invés de obrigatória.
5.9.07
3.9.07
Biscoitos e sorte
Hoje o meu biscoito da sorte disse que eu mudaria de casa e talvez de emprego e que ambos seriam pra melhor. Já o biscoito da minha mãe disse que alguém do relacionamento pessoal dela vai comseguir um emprego. Talvez isso seja apenas o resultado de um lote de biscoitos chineses com o tema emprego em todos eles, mas pelos próximos 10 minutos eu vou acreditar que isso é sinal de alguma coisa boa vindo pra mim...
1.9.07
Eu já sabia!
Your Inner European is Irish! |
Sprited and boisterous! You drink everyone under the table. |
Agora só falta chegar lá! =)
30.8.07
00:02
21.8.07
The meaning of life
Every sperm is great
If a sperm is wasted
God gets quite irate.
Controverso, bizarro e hilário :)
18.8.07
26.7.07
25.7.07
Ainda sobre o HP
Verdade ou não, só a possibilidade deles terem contado o final assim, desse jeito, já me broxou totalmente pra ler o livro. E olha que eu estava bastante ansiosa, principalmente depois da empolgação do filme...
Foda! =(
Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!
Alguém, por favor, me diga que aquele spoiler criminoso, em forma de título no caderno magazine desse jornaleco não é verdade!
Não é possível que depois de anos esperando e fugindo de todas as notícias da net, o final do Harry Potter me seja revelado assim! Quando vi a foto do elenco achei que fosse algo relativo ao último filme, e antes que me desse conta, na legenda da imagem e depois no título estava lá, escancarado, o final do livro...
Morte ao merda que estragou toda a história!!!!
DIGAM QUE É MENTIRA! MAS NÃO ME CONTEM O FINAL!!!
PS: alguém sabe indicar um torrent confiável do último livro????
23.7.07
Tear you apart
Rock com batida eletrônica, vocalista de voz grossa, letra depre-com-tesão: tipo da banda que eu gosto ;)
11.7.07
2.7.07
11.6.07
9.6.07
Previsão
Sábado, 09 de Junho de 2007
O ciclo geminiano do ano passou da metade: você se deu os presentes que havia se prometido? Celebre-se e festeje-se, não importa se o dia de seu aniversário já chegou ou não. Faça uma fogueirinha e jogue lá programações mentais e outras tranqueiras que atrasam sua evolução. Inaugure uma nova fase. Viva!
Fonte: Horóscopo do Terra
8.6.07
5.6.07
30.5.07
Presentes de aniversário
Presente barato:
Faz tempo que to embromando pra comprar esse cd da Elis. Já está na hora de tê-lo na minha coleção. E baratinho, R$11,90 no Submarino. Deve custar o mesmo nas Americanas. Quebra esse galho, vai!
Presente legal:
Legal e barato no Submarino: R$27,10 com frete grátis! Tenho 1.000.000 de coisas pra ler, mas to curiosa sobre esse livro. Que tal?
Presente perfeito
Ano que vem, se Deus quiser....
Presente impossível (be-my-Santa!)
One day, baby.... one day.
21.5.07
28.4.07
Maio chegando...
Sessões de arrependimento e auto-comiseração abertas todas as segundas feiras. Porque nada é melhor do que lamentar às vésperas de mais um aniversário...
Só espero que esse mês passe rápido.
28.3.07
E bolo tem nome?
- (tio) Mas por que o nome desse bolo é Bráulio?
- (todos) É BROWNIE!!!!!!
=D
Essa eu ouvi domingo, num almoço de família aqui em casa, e não aguentei. Me espoquei de rir! Ai ai...
16.3.07
9.3.07
Mea culpa
Ao chegar em casa, a ficha de tantas aulas sobre gênero e filosofadas sobre a vida caiu: e pra quem eu dei parabéns hj? Resposta: ninguém!
É, minhas queridas, venho aqui fazer minha confissão e mea culpa: quem fugiu do espírito do dia fui eu.
8 de março não é um dia para se ganhar uma rosa murcha na Yamada ou para cobrar a quase-geneticamente-comprovada falta de atenção masculina. Esse dia é pra gente se reconhecer e admirar, sem precisar do entendimento ou da aceitação do outro. Claro que se a contraparte interagir melhor, mas o objetivo não é esse. Antes de mais nada é um momento de auto-celebração e de reafirmação. De ser feliz por ser quem vc é. De se amar e de amar as outras, desenvolver um espírito corporativista entre nós (coisa que a gente tanto critica nos homens, mas no fundo admira. Precisamos disso também).
Por isso, se vc assim como eu ainda não celebrou o 8 de março, faça-o. Indo às compras ou lendo Virgínia Woolf, fazendo a janta ou saindo à noite, ouvindo Britney Spears ou Maria Betânia, faça o que te faz bem, aquilo que te define e não ligue pras imagens facilmente associáveis a isso, pois somos muito mais do que escolhas e estereótipos. Somos muitas e somos únicas. E somos boas pra caralho!
Por fim, desejo para minha mãe, minha irmã, minhas avós, tias, primas, amigas, minhas muitas e queridíssimas amigas, e pra todas as mulheres que aparecerem por aqui, Feliz dia 8 de março atrasado. Obrigada a todas vcs por me ajudarem a construir a mulher que eu sou.
8.3.07
24.2.07
E se a conversa do Samuel com a Ana fosse em Belém?
Ana - Nossa, como faz tempo que eu não venho aqui! Morro de saudades desse lugar...
Samuel - Faz tempo que eu não sento aqui. De vez em quando passo por aqui, mas faz tempo que não sento nesse lugar específico..
Ana - É, também mudou muito. Com esse canhão aqui atrapalha as coisas.. não é mais como no nosso tempo...
Samuel - É, mas muitas coisas já não são...
Ana - ...
Samuel - ...
(Silêncio)
Ana - Po, quantas conversas sérias a gente teve aqui (risos)
Samuel - E planos..
Ana - Sob o sol quente ainda!
(Ambos riem)
Samuel - Lembra quando tinhas aqueles papos estranhos?
Ana - Que papos?
Samuel - Aqueles de que querias te matar?
Ana - ...
Samuel - Esse silêncio é de quem não lembra ou de quem não quer falar disso?
Ana - Hummm, a segunda opção.
Samuel - Ahhh
Ana - Na verdade, daquela época não lembro muito disso não.. mas esse foi um desejo bem frequente recentemente...
Samuel - Ahh (balançando a cabeça em afirmação)
(Silêncio)
Ana - Mas eu lembro de muuuitas outras coisas. De muitas pra uma pessoa desmemoriada como eu.
Samuel - Surpreendente.
Ana - A saudade tem essa coisa engraçada, faz a gente lembrar de tudo, até das coisas mais insignificantes.
Samuel - Tás dizendo que esse lugar é insignificante?
Ana - Não, não tô falando daqui. Tô dizendo que a saudade faz a gente lembrar de tudo, até das coisas simples, que de tão comuns a gente acha que passam despercebidas.
Samuel - É, eu sei como é (incisivo)
Ana - É, eu sei que sabe...
(Silêncio)
Ana - Não tem jeito dessa conversa começar menos tensa, né?
Samuel - Acho que não (risos)
Ana - Então, quem começa?
Samuel - Eu, eu começo...
Trilha da cena: The Scientist (Coldplay)
Uma versão improvisada e alternativa dessa conversa só pra pressionar o autor a terminar logo essa história e fazer de nós pessoas ricas =)
15.2.07
Circular no. 1
Estão abertas para inscrição quaisquer listas de "top 10", sem que necessariamente envolvam a pessoa do Porto Neves.
7.2.07
10 coisas que eu odeio no Porto Neves
- quando ninguém percebe o quanto irritante e enjoado tu és.
- quando dás uma de menino mimado.
- quando me chamas por apelidos horríveis.
- quando me mostra numa discussão que tu estás certo, pois começas a te gabar disso e ficas às vezes ridículo assim.
- o fato de me conheceres tão bem, apesar de não conheceres tudo.
- o jeito manipulador, fazendo com que consigas tudo o que queres, do jeito que queres e das pessoas que queres.
- tua presunção, tu não és a última bolacha do pacote.
- como simplifica as coisas que não são tão simples assim.
- quando às vezes te mostra ser algo que não és.
Por Marvin.
5.2.07
Charlie Brown Christmas - Performed by the Cast of Scrubs
"Christmas is about love. You can't live without other people love (...)
So go spend that time with your friends and family. If they laugh at you, laugh with them. If they laugh at you again, hit them and go find some new friends..."
** Sorry, no subtitles**
1.2.07
30.1.07
Acabou (?)
Curiosamente algumas coisas na vida terminam do mesmo jeito que começam. No primeiro dia de provas pro mestrado chovia horrores. Tanto que minha calça ficou molhada até o joelho. Ontem um temporal tinha caído e outro estava por vir... e veio mesmo! Mas eu já estava no ônibus, voltando pra casa. Muita lama e terra molhada.
O silêncio e o clima nublado deram um ar ainda maior de despedida, de fim de festa, de morte.
Faz um mês que essa sensação de morte me acompanha, foi ela a maior dor deste último mês e é ela que não me deixa ficar feliz agora...
Muitas dores e cansaço, físico e mental.
Um buraco na alma.
191 páginas em papel "carta", 176 em papel A4
Este é o saldo até agora. Bora ver o que vão dizer dia 27...
Depois conto coisas legais que descobri na minha pesquisa.
Agora eu quero dormir.
27.1.07
16.1.07
- Ah, Samuel... eu sinto muito. - Giulia disse abraçando-o - Eu sinto muito.
(possível trexo do romance ainda sem nome escrito por mim, don rodrigo do porto neves e roteirizado pela dona desse blog, a simpática srta. watson.)
5.1.07
Minha mentira
Eu minto pra mim quando digo que é bom não saber o que vem depois. Hã, hã, mentira e da braba. Talvez até seja algo realmente bom (não ter planos), mas a verdade é que não sei trabalhar com imprevistos e com o desconhecido. Não deve ser pior do que a prova de fogo que to passando agora, encarando certas verdades, mas é algo que me assusta.
Vai, agora confessa, qual é sua? Pode por anônimo se quiser.. =)
3.1.07
Atendendo pedidos
Geralmente eu peço pra evitar spam que, acredite, recebo até através do blog. Mas não quero desagradar minha clietela assídua, assim, o desejo é uma ordem, com todos os duplos sentidos que essa frase pode abarcar hehehehehe =)