Apesar do massacre publicitário que a Copa do Mundo propicia de 4 em 4 anos, duas campanhas chamaram bastante a minha atenção: José + 10, da Adidas e One game changes everything, da ESPN Internacional.
Ambas trabalham com a idéia da que o futebol é capaz de transformar realidades: uma seleção de craques jogando bola com crianças de um subúrbio pobre; um esporte que é capaz de fazer as pessoas não trabalharem, capaz de fechar escolas, lojas, capaz de fazer tudo parar, inclusive guerras e outras questões em prol de uma paixão comum; uma paixão que nos agrega, que nos faz lembrar que somos iguais, e esquecer o que nos faz diferentes e por vezes inimigos. Uma paixão que é tão forte que, mesmo quando uma seleção não se classifica, não diminue.. mais um pouco e o mundo é capaz de parar de girar por conta do futebol.
Sejamos francos:
Um jogo pode mudar tudo?
Infelizmente não. Caso contrário isso já teria acontecido há muito tempo. Mas esse jogo com certeza é capaz de parar tudo por um mês inteiro.. e isso com certeza já é um alívio. E é capaz de provar tb que, quando é de interesse e a mídia colabora, um planeta inteiro é capaz de prestar atenção de discutir sobre a mesma coisa.
Mudar tudo exige que mais de 6 bilhões de pessoas entrem em campo. E que todas elas percam pra que todas ganhem... aí sim nada será impossível.