Fim de semana bom pra ficar na frente da TV: clássico com o SPFC, final da copa sub-20 de futebol e, quem diria, muitos jogos de seleções de rugby na ESPN, dentre eles uma transmissão ao vivo(!) do jogo dos All Blacks. Comecemos por eles então:
20.08 - Tri-Nations Cup: All Blacks v. Springboks
Esperava com ansiedade por esse jogo, pois até então só havia conseguido assistir a vts e postagens no You Tube de jogos da seleção neo zelandesa. Time com escalação muito diferente do normal, claramente pra tirar as últimas dúvidas sobre a convocação para a Copa do Mundo, que rola mês que vem. Claro que todo torcedor quer que seu time leve todos os títulos, mas copas só acontecem a cada 4 anos e nesse é na própria Nova Zelândia, gerando aquele sentimento de obrigação de ganhar em casa. Por isso, acho que as críticas foram muito exageradas, chegando ao extremo com Piri Weepu dando retweet nas mensagens de preconceito e ódio enviadas por um torcedor apenas pelo fato do jogador ter congratulado o desempenho da seleção sulafricana. Talvez seja o medo da zica em copas que provocou esse mar de críticas (e a idiotice de alguns). Ou quem sabe seja um dos efeitos da pressão midiática sobre o esporte, assim como todo e qualquer assunto da seleção brasileira (de futebol) sofre por aqui
Bom mesmo foi poder assistir a tantos jogos de rugby! (Valeu ESPN Brasil!) E eu ainda ia pro campo acompanhar o Campeonato de SuperX rolando na arena Band, não fosse a chuva e essa gripe que não me larga.
20.08: Final da Copa Sub-20: Brasil v. Portugal
Confesso que, depois de tanto rugby, esqueci e perdi a partida dessa final. Quando peguei já estavam os portugueses aos prantos e todo aquele confete em cima do Oscar. Cada vez mais me incomoda no futebol a possibilidade de um time irregular e com baixo desempenho possa levar o título, ao invés daquele que teve uma campanha exemplar ao longo da competição, como aconteceu ontem. Mas aí estamos, Oscar o novo Neymar, mais um candidato a santo pra salvar seleção em 2014, até que ele erre e apareça alguém pra dizer que nunca achou que ele fosse grande coisa.
Quem me conhece sabe que torço por Portugal quando se trata de seleção de futebol, por isso lamento duplamente o resultado de ontem.
Pra além do jogo, nada foi mais decepcionante do que essa do Henrique não querer jogar mais no São Paulo. Conversando aqui em casa, concluímos que não vale mais a pena para time nenhum manter uma formação de base, quando na primeira oportunidade o empresário começa um canto de sereia e convence o jogador a ir pro primeiro que prometa (e eu enfatizo, prometa) pagar mais, sem pensar na construção de uma carreira sólida. Faço votos que seja rapidamente vendido pra algum time russo e congele no frio da Sibéria, esquecido pela CBF e o mundo.
21.08 - Campeonato Brasileiro: São Paulo v. Palmeiras
Tarde fria e boa de ficar no sofá. Com o jogo de hoje seria boa pra dormir também. São Paulo e Palmeiras são, na minha opinião, os dois únicos times realmente profissionais do estado e por isso é triste que tenham se tornado, apesar da infra-estrutura com que podem contar, dois times melacólicos em campo. Não poderia haver placar melhor do que esse 1x1: o time da casa criando pouquissimo mesmo com a torcida a seu favor, e o rival com o maior plantel de jogadores com dois pés esquerdos da atualidade. Seria cômico se eu ainda não tivesse esperança que o meu time volte a liderar o brasileirão. Parece que a meta é mesmo só garantir a vaga da Libertadores do ano que vem, mas deixa eu reafirmar algo que eu disse ali em cima: todo torcedor quer que o seu time ganhe todos os títulos que disputa. E esse ano ainda não ganhamos nenhum, hein?